e se não doer?


- E você sabe como é que é? Ou como se sente quando?
- Quando?
- É, quando.
- Como quando?
- Quando não nos resta outro jeito a não ser dizer a verdade.
- E como se sente?
- Quando a verdade é dita, quando não nos resta outro jeito, nessas circunstâncias, aprendi que a sensação nunca é boa.  Uma mãe que tem que denunciar seu filho que cometeu um crime, a polícia, esta sendo honesta de uma maneira sem precedentes. Mas, ela se sentirá melhor por isso? Afinal, ela esta delatando um pedaço do seu coração, entregando ele aos leões.
A verdade compensa? A sensação de alívio imediato, de tirar o peso do mundo das costas, vai durar quantos segundos mesmo? Quanto tempo ela levará para perceber que as coisas nunca mais serão as mesmas?
As vezes eu penso que seria mais fácil deixar tudo como esta, afinal , o mundo já anda tão complicado.  E não é mais fácil, a gente viver nesta cômoda sensação de felicidade? Se alguém comete um crime, talvez devêssemos deixar pra lá, porque de repente tenha sido só dessa vez. Mas, vem cá, me diga quais certezas nós temos? Que foi só dessa vez, ou que vai ser só dessa vez? Se palavra servisse de alguma coisa, os cartórios estariam falidos não é mesmo?  Já que até como garantia de que o conjugue será só seu (até mesmo pra isso), existe o contrato de casamento, vulgo “casamento no civil”.
Então eu sempre desejo.
- E deseja o que?
- Que não, que nunca e em hipótese alguma exista mentiras.
- Mas você desejar isso já não é uma mentira por si só?
- O que eu quero dizer é que você só deve fazer aquilo que consegue aguentar. Você pode perfeitamente fumar maconha, desde que esteja preparado para lidar com o resultado do exame periódico toxicológico daquela multinacional em que você trabalha, caso o mesmo dê positivo para a canabis. Pois você pode perder o emprego, pode perder a credibilidade, a moral, o respeito, a dignidade e os amigos. O ponto é, você esta preparado para tudo isso? No duro? Porque caso não esteja, pare de fumar maconha imediatamente.
É preciso antes de tudo sermos honestos conosco mesmos. Precisamos estabelecer dentro de nós nossos limites do que é verdade juntamente com moralidade. Um estuprador relatando um crime seu para outro estuprador é apenas uma confissão. Verdade sem senso de moral é confissão, é relato, é troca de figurinhas, é a escória é piada.
A verdade dói, a mentira dói, acreditar que a verdade é mentira (e fingir que nada acontece) dói ainda mais.
A verdade dói, porque se a verdade apareceu, quer dizer que já houve mentira. Então são duas dores de uma vezada só.
- Você esta preparada?
- Para que?
- Para lidar com a verdade?
- Não. Não mesmo. Mas acho que todos tem o direito de conhece-la . As vezes dizer a verdade pode ser mais difícil do que descobrir a verdade, como no caso  da mãe que denúncia o crime do filho a polícia, lembra? A maioria absoluta das pessoas a quem você perguntar, dirá que reagiria igual a mãe e denunciaria o filho. Mas, denunciaria mesmo? E o medo do seu filho não te perdoar? E o medo que ele morra ou vire uma pessoa pior na prisão (já que o ambiente é bem favorável a isso)? E a vergonha perante a sociedade, já que muitos a criticaram como mãe, e a educação que você ministrou ao seu filho? Não. Dizer a verdade não vai ser nada fácil em nenhum aspecto.  É por isso que as vezes a gente precisa daqueles 30 segundos de coragem absoluta, porque só com ela algumas coisas são ditas. Quando é preciso coragem é porque é coisa grave, e nesses casos a gente nunca sabe pelo o que esperar. O receptor da mensagem pode te agradecer imensamente ou te odiar na mesma proporção, e não tem como descobrir até o fato estar consumado. É uma faca de dois gumes.
- E pra que diabos serve uma faca de dois gumes?
- Se eu não me engano são uma espécie de punhal capaz de te estripar e te fazer sangrar até morte, ou que pode fazer apenas com que  o sangramento seja o suficiente para que o veneno saia, escoe, e você fique imune.
- Imune ao veneno?
- Imune as verdades ou as mentiras. E esta sera uma decisão sua, única e particular.

Comentários

Postagens mais visitadas